segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Wiireabilitação


O uso do Nintendo Wii para o Tratamento Fisioterapêutico é uma realidade, diz o fisioterapeuta Denis Rafael Graciotto, responsável por operar o aparelho de realidade virtual na Clínica Reabilitar.
A clínica Reabilitar seguindo uma tendência mundial e uma das pioneiras no Brasil, usa a realidade virtual na reabilitação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais, pacientes com distúrbios do equilíbrio, e pós-cirúrgicos diversos.
Batizado de wiireabilitação no mundo inteiro e usado com muito sucesso por profissionais da saúde norte-americanos que usam o popular videogame como sistema de reabilitação terapêutica para pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais, passaram por procedimentos cirúrgicos e até mesmo para o combate de lesões.
Geralmente, este perfil de paciente precisa de uma fisioterapia intensiva, que é alvo de crítica por se tornar repetitivo, enfadonho e, muitas vezes, dolorosa.
A denominada "wiireabilitação" tem se mostrado eficiente, por se tratar de um jogo que requer movimentos sensíveis e precisos semelhantes à atividade de vida diária. Esses movimentos são feitos durante os jogos que simulam partidas de beisebol, boliche, boxe, tênis, golf, futebol, dança, etc.
O esforço para executar bem as jogadas provoca impactos positivos no organismo. Há o fortalecimento da musculatura, maior facilidade para recuperar movimentos, estímulo da atividade cerebral e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio.
De acordo com o Dr. Denis, essa nova "ferramenta" também possui outras características importantes para a reabilitação. Uma delas é sua capacidade de melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos

Nenhum comentário: